Boeing C-17 Globemaster III
O Boeing C-17 Globemaster III é uma aeronave de transporte militar . Ele foi desenvolvido para a Força Aérea dos EUA (USAF) desde 1980 para início de 1990 pela empresa McDonnell Douglas , a empresa posteriormente se fundiu com a Boeing . O C-17 é usado para o rápido transporte aéreo estratégico das tropas e cargas para bases operacionais principais ou bases avançadas que operam em todo o mundo. Ele também pode executar transporte aéreo tático, evacuação médica e de lançamento aéreo missões.
Ficha Técnica
PAÍS DE ORIGEM: ESTADOS UNIDOS
TIPO: TRANSPORTE ESTRATÉGICO
PROPULSÃO: 4 TURBOFANS PRATT & WHITNEY F117-P-100 DE 18195 Kg
DESEMPENHO: VELOCIDADE MÁXIMA DE CRUZEIRO DE 830Km/H(515mph)
CARGA ÚTIL: 56245 Kg
PESOS: VAZIO 122016 Kg
DECOLAGEM 263083 Kg
DIMENSÕES: ENVERGADURA 50,29m
COMPRIMENTO 53,04m
ALTURA 16,79m
ÁREA ALAR 353m²
Airbus A400M
Fruto de um projeto denominado Future Large Aircraft (grandes aeronaves do
futuro), o A400M foi desenvolvido para atender diversas nações européias. A especificação era para uma aeronave com uma carga útil significativamente maior do que o C-130 Hercules, mas que possuísse bom desempenho em pistas curtas, capacidade para cruzar longas distâncias em uma velocidade razoavelmente alta e boa manobrabilidade em baixa velocidade para lançamentos aéreos. A aeronave fez o primeiro vôo em dezembro de 2009 e a produção de série começou, com outras nações encomendando a aeronave ou se juntando ao projeto como parceiras comerciais. 0 A400M usa o sistema fly- by-wire desenvolvido para o avião civil de passageiros Airbus, com um sistema de gerenciamento de missão militar, que trata do planejamento de carga, gerenciamento de combustível e computa os pontos de lançamento para as missões de lançamento aéreo. Tem sido feita provisão para proteção de blindagem adicional e para serem equipados casulos para contramedidas eletrônicas, e a aeronave pode ser convertida em um avião-tanque.
futuro), o A400M foi desenvolvido para atender diversas nações européias. A especificação era para uma aeronave com uma carga útil significativamente maior do que o C-130 Hercules, mas que possuísse bom desempenho em pistas curtas, capacidade para cruzar longas distâncias em uma velocidade razoavelmente alta e boa manobrabilidade em baixa velocidade para lançamentos aéreos. A aeronave fez o primeiro vôo em dezembro de 2009 e a produção de série começou, com outras nações encomendando a aeronave ou se juntando ao projeto como parceiras comerciais. 0 A400M usa o sistema fly- by-wire desenvolvido para o avião civil de passageiros Airbus, com um sistema de gerenciamento de missão militar, que trata do planejamento de carga, gerenciamento de combustível e computa os pontos de lançamento para as missões de lançamento aéreo. Tem sido feita provisão para proteção de blindagem adicional e para serem equipados casulos para contramedidas eletrônicas, e a aeronave pode ser convertida em um avião-tanque.
FICHA TÉCNICA
PAÍS DE ORIGEM: projeto multinacional
TIPO: aeronave de transporte quadrimotor
PROPULSÃO: 4 turboélices EuroProp International TP-
400-D6 com potência acima de 8.206kW (11.000HP)
cada um.
TIPO: aeronave de transporte quadrimotor
PROPULSÃO: 4 turboélices EuroProp International TP-
400-D6 com potência acima de 8.206kW (11.000HP)
cada um.
DESEMPENHO:
Velocidade de cruzeiro: Mach 0.68- 0.72;
Teto 11.278m;
Alcance de 4.815km (2.992 milhas) com carga a bordo de 30t
PESOS:
PESOS:
Vazio 70.000kg (154.323.61b);
Máximo de decolagem 141.000kg (310.8511b)
DIMENSÕES:
DIMENSÕES:
Envergadura 42,4m (139ft lin);
Comprimento 45,lm (148ft);
Comprimento 45,lm (148ft);
Altura 14,7m (48ft 2 in)
ARMAMENTO: nenhum
ARMAMENTO: nenhum
Lockheed C-130 Hercules
O Lockheed C-130 Hercules é um avião com quatro turbopropulsores cuja função principal é a de transporte aéreo em várias forças armadas em todo o mundo. Capaz de aterrar ou descolar em pistas pequenas ou improvisadas, foi concebido com o intuito de transporte de tropas e carga. Atualmente desempenha uma larga gama de papeis, incluindo transporte de pára-quedistas, reconhecimento climatérico, reabastecimento aéreo, combate aéreo a incêndios e evacuação médica. Existem mais de 40 modelos do Hercules utilizados em mais de 50 nações. Com mais de 50 anos de serviço, a família C-130 estabeleceu um sólido recorde de confiabilidade e durabilidade, participando em missões militares, civis e de ajuda humanitária.
Variações do C-130
· YF-130: Os dois protótipos, com motores T56-A-1 de 3 250 CV e radar APS-42;
· C-130D: Melhoramento do C-130A adaptado para efectuar ligações entre bases no Ártico, com esquis de 6,22 m;
· C-130B: Segunda versão e série com 4x T56-A-7 de 4 50 CV. 470 km de alcance ou mais graças a um depósito suplementar instalado na aeronave;
· C-130E: Adaptação do C-130B com 2 reservatórios externos e reforço da fuselagem;
· C-130H: Terceira versão de série equipada com T56-A-15 de 4 910 cv
· C-130H-30: Modelo para exportação, alongado de 4,57 m
· C-130K : Versão destinada à Marinha Britânica
· C-130J: Versão modernizada.
· AC-130: GunShip
Armamento: 1x GAU-12 Equalizer 25mm Gatling gun
· AC-130H:
Armamento: 2x M61 Vulcan 20 mm Gatling guns) 1x L60 Bofors 40 mm rapid-fire single-barrel autocannon 1x M102 105 mm howitzer
· AC-130U:
Armamento:GAU-12 and L-60 with two 25mm M-242's.
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